Razões para orar
pode ouvir a mensagem em audio mp3 (clicando aqui)
Atos Cap 1- 12:1412 Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
Receberam uma ordem clara: Fiquem em Jerusalém e esperem ser batizados com o Espírito Santo para que sejam minhas testemunhas. Todos se reuniam sempre em oração, inclusive com as mulheres.
Porque devemos orar se Deus já sabe todas as coisas e conhece tudo? Ele conhece a nossa circunstancia e realidade. Porque orar se Deus vai fazer a vontade dele mesmo? Quem seria prepotente de querer que Deus mude de idéia?
(há precedentes bíblicos para esse tipo de oração, mas em 1 João 5:14 diz que recebemos o sim se orarmos segundo a sua vontade). Só recebemos o sim se orarmos segundo a sua vontade. Por que é preciso orar então?
Talvez precisemos mudar o paradigma da oração. Quem ora pensa que Deus agiu depois da oração dele. “Aconteceu porque orei”. Pensamos que com nossas orações é que movem a mão de Deus e não Deus que nos coloca em movimento. Pensamos que nossa oração chama a atenção de Deus para as circunstancias, pois ele está despreocupado com as coisas dessa terra. Entendemos a oração como falar e não ouvir.
Ao ler a bíblia vemos que Deus está em movimento, ocupado, fazendo coisas que são o seu propósito. É por isso que devemos orar. Ele quer nos ter como seus cooperadores, quer agir em nos e através de nós. Quer que sejamos seus agentes em tudo que ele quer fazer no mundo.
Os apóstolos estavam em Jerusalém esperando uma promessa. Deus é que estava fazendo os discípulos reagirem e não o oposto. Deus cumpre as suas promessas ele é fiel. Eles não estão pedindo, eles estão esperando que Deus cumpra a sua promessa. O derramar do Espírito Santo aconteceria mesmo que os discípulos não orassem, pois Deus havia prometido, e ele cumpriria sua promessa.
No Evangelho de Mateus João Batista anuncia a vinda de Jesus. Se os homens não se preparassem para receber Jesus ele viria ou não? Se ouvissem João ou não, Jesus viria do mesmo Jeito. Nós oramos para não ficar de fora do que Deus esta fazendo e prometeu fazer.
Os que ouviram João Batista poderiam ficar de fora se não fizessem caminhos retos. Os discípulos oravam para não ficar de fora do derramar, pois o Espírito viria quer eles orassem ou não.
Paulo em Efeso (10 anos após o pentecoste) pergunta aos discípulos: vocês já receberam o Espírito? Nem sabíamos que ele veio... (é possível viver despercebido as coisas que Deus está fazendo ou fez).
Oramos não para que ele faça alguma coisa, não é para colocá-lo em movimento, não é para chamar a atenção de Deus, é para dizer: Quando operares usa a minha vida, faça-o através de mim, não me deixe ficar fora do mover.
1- Em Atos 8: 26 Filipe está em Samaria e obedece ao Espírito e encontra-se com um etíope. Deus estava agindo na vida do Etíope, trás a Felipe e ele é batizado.
2- Em Atos 9:10 Ananias tem uma visão a respeito de Paulo, porque Deus estava operando na vida de Paulo e ninguém sabia. Apesar de Ananias retrucar Deus lhe esclareceu e ele quis participar do que Deus fazia. Ele mudou tanto que Ananias o chamou de irmão.
3- Em Atos 10 Conta a historia de Cornélio, cuja vida agradava a Deus e lhe falou a respeito de Pedro e mandou chamá-lo. Pedro foi orar com fome e teve uma visão com repteis e quadrúpedes e aves proibidas aos judeus e Deus o manda comer. O Espírito mandou Pedro ir com os homens que o procuravam e fez de Pedro um cooperador de seu trabalho.
Oração é uma conversa com Deus a respeito do que estamos fazendo juntos. (Dallas Wilar) Somos cooperadores de Deus.
Eu posso orar pelos meus filhos e pedir providencias. Será que Deus não está nem ai por meus filhos?
Oração poderia ser assim, o senhor quer abençoar os meus filhos muito mais do que eu, sei que o Senhor está agindo, e tem propósitos. Como posso cooperar contigo naquilo que o Senhor está fazendo na vida deles?
Oração não é para movimentar Deus. Ele nunca está parado. Não é a igreja que dirige o Espírito e sim o contrario.
A oração implica em confiarmos no agir de Deus e querermos ser participantes com ele. Orar é o primeiro passo para cooperar com Deus. Os ajoelhados percebem quando Deus quer alcançar pessoas.
4- Em Atos 13 Deus fala com os ajoelhados da igreja de Antioquia e mandou separar missionários.
É preciso cultivar o silencio em nossas orações para estarmos atentos as revelações que ele quer nos dar.
O livro de Atos não mostra a ação da igreja utilizando o Espírito Santo. Atos mostra o Espírito Santo liderando a igreja no propósito de Deus.
Dallas Wilar – sentimentos e pensamentos que são nossos, mas não tiveram origem em nós. São coisas que o Espírito Santo coloca em nós.
Se você crê nisso, bem- vindo ao mundo do Espírito Santo, ou ao mundo onde Deus Trabalha.
Pare para ouvir Deus.
Descanse se seu fardo esta pesado, não é você que vai mover Deus