Livro: Mais Mal-Humorado da Bíblia 

 

 

 Falar do eclesiastes é quase tão complicado quanto falar do sentido da vida, aliás a busca do eclesiastes é o próprio sentido da vida. Ed René Kivitz teve a coragem de falar de ambos, ainda por cima em um púlpito evangélico. Desde que comecei a ouvir sermões sempre ouvi apenas citações objetivas e convenientes do livro de eclesiastes, pouquíssimos pregadores foram audaciosos a ponto de abordar textos longos e contextualizados, Ed René Kivitz teve coragem de abordar o livro inteiro.

          O livro nada mais é do que uma compilação adaptada de quinze sermões de uma série intitulada “em busca do sentido da vida”, segundo o autor em um domingo comum pós culto uma jovem chegou até ele e lançou uma pergunta inquietante, “O que é a vida se não uma sucessão de fatos sem sentido¿”, pronto, uma semente foi lançada e o resultado ainda vai dar o que falar.

          Acabei de ouvir de novo a série dos sermões após ter lido o livro. Ed através das palavras do pregador (Salomão) sugere caminhos para vencer o tédio, o utilitarismo, a morte, a injustiça, a religião, o dinheiro, a pretensão, o crime, a fatalidade, a insensatez, a luta pela sobrevivência, o tempo e a própria ausência de sentido. Durante a leitura houve muitos momentos em que me contorci desconfortavelmente, outros me renderam sorrisos de descobertas, com o tempo tive uma apavorante constatação: a cada dia me identifico mais com Ed René Kivitz. (já faz algum tempo que ouço as mensagens dele)

          A verdade é que o velho chato Salomão tem muito mais a ensinar do que podemos imaginar, apesar de que em alguns momentos ele propõe pensamentos escandalosos para uma cultura cristã engessada, mas o autor consegue passar bem por todas elas sem anular a fé do novo testamento e sem deixar de ser pastor de uma igreja batista, aliás, nem todo crente conseguiria ler esse livro sem colocá-lo sub judice.

          Li e recomendo esse livro, e para os mais preguiçosos ouçam também a série de sermões. Você pode até não concordar com as idéias colocadas, mas com certeza te fará pensar. Para os cristãos talvez por a prova o excesso de religiosidade, pois o eclesiastes trata de assuntos normalmente estranhos a cultura evangélica que costuma colocar Deus na parede e responsabilizá-lo por situações inerentes à vida humana. Ajuda a lembrar-nos que não existem super-crentes e que viver a vida no temor do Senhor pode ser uma das melhores maneiras de honrar a Deus, e ao meu ver o principal, nós temos algo a mais do que o velho Salomão, a revelação redentora do Cristo.

          A minha conclusão parcial é que o algo mais que Salomão procurava na vida é o Cristo, nós temos, será que somos melhores que o autor do eclesiastes? A busca pelo sentido da vida continua dentro de mim, talvez nunca possa ou nem deva experimentar a vida como Salomão, mas já encontrei a pérola, e aos poucos estou vendendo meus conceitos para poder comprar a totalidade desse bem insuperável que é o Reino de Deus.

 

Obs: se eu tiver alguma sorte e o próprio Ed René Kivitz ler esse texto gostaria de sugerir para o autor a criação de outros títulos de livros nos mesmos moldes: Vinhos Novos Odres Novos, Atos, Deus e pai do nosso Senhor Jesus Cristo, Os 7 Pecados Capitais (esse seria um Best seller), Gênesis entre outros.

 

Postado por Irmão Eduardo

Links úteis: https://www.mundocristao.com.br/malhumorado/
https://www.ibab.com.br/mensagens.php

 

Em Busca do Sentido da Vida - Eclesiastes - Por Ed René Kivitz

 

 
É só clicar e baixar!