Evangelho segundo Mateus

O Evangelho Segundo Mateus (em grego: κατὰ Ματθαῖον εὐαγγέλιον, transl. katá Matthaion euangelion , ou τὸ εὐαγγέλιον κατὰ Ματθαῖον, transl. to euangelion katá Matthaion), comumente abreviado para Evangelho de Mateus, é um dos quatro evangelhos canônicos e é o primeiro livro do Novo Testamento. Este sinóticos (junto com o Evangelho de Marcos e o Evangelho de Lucas) é um relato da vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré. Ele detalha a história de sua de sua genealogia à sua Grande Comissão.
O Evangelho de Mateus está muito alinhado com o judaísmo do primeiro século, e tem sido associado aos evangelhos judaico-cristãos; ressalta como Jesus cumpriu as profecias judaicas. Alguns detalhes da vida de Jesus, de sua infância, em particular, estão relacionados somente em Mateus. Seu evangelho é o único a mencionar a Igreja ou ecclesia. Mateus também enfatiza a obediência e a preservação da lei bíblica. Uma vez que este evangelho tem prosa ritmada e muitas vezes poética , que ele é adequado para a leitura pública, tornando-se uma escolha popular litúrgica.
A maioria dos estudiosos acredita que o Evangelho de Mateus foi composto na parte final do primeiro século por um judeu cristão. Escritos cristãos primitivos diziam que Mateus, o apóstolo, o escreveu em hebraico. Muitos estudiosos hoje acreditam que o Mateus canônico foi originalmente escrito em grego por uma testemunha cujo nome é desconhecido para nós e baseado em fontes como o Evangelho segundo Marcos e na Fonte Q", uma posição conhecida como "prioridade de Marcos". No entanto, hoje outros estudiosos, nomeadamente Craig Blomberg, discordam de diversas sobre estes pontos e acredita que Mateus escreveu o Evangelho.
O Evangelho de Mateus pode ser dividido em cinco seções distintas: o Sermão da Montanha (cap. 5-7), as Instruções para a missão aos doze apóstolos (cap 10), as três parábolas (cap. 13), instruções para a comunidade ( 18), o Sermão do Monte das Oliveiras (cap. 24-25).
É neste evangelho que temos o belíssimo Sermão da Montanha, muito destacado nos ensinamentos cristãos.
Mateus (evangelista)
Mateus era Galileu e filho deAlfeu. Ele recolhia os impostos (publicano) do povo hebreu para Herodes Antipas. Sua Repartição de Finanças era localizada em Cafarnaum, onde ele era desprezado e considerado um pária. No entanto, como era cobrador de impostos ele teria sido alfabetizado. Foi nesse cenário, que Jesus chamou Mateus para ser um dos doze apóstolos e depois de seu chamado, Mateus convidou Jesus para casa para uma festa.
Como apóstolo, Mateus seguiu Jesus, e foi uma das testemunhas da Ressurreição e Ascensão. Mateus juntamente com Maria e Tiago e outros seguidores mais próximos do Senhor, retirou-se para a Câmara Alta, em Jerusalém. Tiago sucedeu Jesus de Nazaré como o líder de uma seita judaica pequena. Eles permaneceram em Jerusalém, e proclamaram que Jesus, filho de José, era o Messias prometido. Esses primeiros judeus cristãos eram chamados de nazarenos. É quase certo que Mateus pertencia a esta seita, pois tanto o Novo Testamento quanto o Talmude afirmaram ser isto verdade.
Alguns acreditam que Mateus morreu de morte natural ou na Etiópia ou na Macedónia. No entanto, a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa dizem que ele morreu como um mártir.
O Envagelho de Mateus
Por conveniência, o Evangelho de Mateus pode ser dividido em quatro seções estruturalmente distintas: Duas seções de introdução, a seção principal, que pode ser ainda dividido em cinco seções, cada uma com uma componente narrativa acompanhada de um longo discurso de Jesus e, finalmente, a seção da Paixão e Ressurreição.
- Contendo a genealogia, o nascimento e a infância de Jesus (Capítulo 1 e 2).
- Os discursos e ações de João Batista preparatórias para o ministério público de Cristo. (Capítulo 3 e 4:11)
- Os discursos (e ações) de Cristo (4:12-26:1).
- # O Sermão na Montanha, a moral relativa (cap. 5-7)
- # O discurso missionário, a respeito da missão que Jesus deu a seus doze apóstolos. (10-11:1)
- # A Parábola, histórias que ensinam sobre o Reino de Deus. (Capítulo 13)
- # O discurso da "Ordem da Igreja", sobre as relações entre os discípulos. (18-19:1)
- # O Monte das Oliveiras: sua segunda vinda, o Julgamento das Nações e fim dos tempos. (24-25)
- O sofrimento, morte e ressurreição de Jesus, a Grande Comissão. (26-28)
Mateus
Esta lista está vazia.